Perder os dentes com a idade não é um processo natural e pode ser evitado
A perda dentária no Brasil é um cenário muito preocupante. A PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) de 2019 indica que 33% dos brasileiros, a partir de 18 anos de idade, já usam algum tipo de prótese dentária e que 8,9% já perderam todos os dentes. A porcentagem aumenta consideravelmente a partir dos 60 anos.
A Dra. Flávia Sukekava, cirurgiã-dentista com pós-doutorado em periodontia, fala mais sobre o assunto e explica quais são os cuidados que você pode ter para não fazer parte da estatística e diminuir esse cenário.
O número, de acordo com a especialista, é preocupante especialmente devido às consequências geradas para o indivíduo. A perda dos dentes traz grandes impactos na saúde e na vida social.
Entre os principais efeitos, ela cita: a dificuldade para a fala e para a mastigação, dificuldade no processo digestivo, problemas nas articulações temporomandibulares, dores de cabeça crônicas, alterações na coluna vertebral, adversidade para a interação social e para o reposicionamento no mercado de trabalho.